A NEW HORIZON IN SIGHT
We’re entering a new phase as an NGO, aiming to enhance our support for micro-entrepreneurs in Portuguese-speaking countries and create an even greater multiplier effect across these communities.
Stay tuned for the exciting news coming soon about Multiplica 2.0.
Join our newsletter to make sure you don’t miss a thing!
"Venturing at the edge: multiplier businesses in São Tomé"
is the first documentary to be released by Multiplica.
Supported entrepreneurs:
BIOBAGSPLUS
Henos
A BIO BAGS PLUS transforma o desperdÃcio de tronco de bananeira em folhas de papel vegetal, sacolas de papel de fibra de bananeira e artesanato (bolsas, carteiras e eco bags) biodegradáveis. Atualmente o reaproveitamento do tronco da banana para polpa é feito de forma artesanal pelo Henos o que não permite escalar a sua produção. Depois de muita pesquisa na internet, o Henos descobriu máquina Hollander Beater, que processa a fibra da bananeira em polpa.  Com esta máquina, a Bio Bags Plus aumentaria a produção para 90 kg por dia, o que representa um aumento de 600% (!!!), o que permitirá responder à procura actual e contribuir de forma consistente para um futuro autónomo da comunidade, através do incentivo a um trabalho digno e de produção local.
Na BIO BAGS PLUS queremos criar um futuro digno e sustentável para a nossa comunidade e mais tarde para toda a ilha!
ECOBLASA
Elísio
Estima-se que 1 em cada 5 casas em São Tomé e PrÃncipe utilizam o carvão como combustÃvel principal. Para sustentar as necessidades de carvão da população, 50.000 arvores são abatidas anualmente. Esta desflorestação está a prejudicar o equilÃbrio ambiental, pondo em causa a sobrevivência de espécies animais e acelerando as alterações climáticas sentidas no paÃs ECOBLASA é uma marca que se orgulha em ser produtora e vendedora de um carvão 100% ecológico produzido a base de casca de coco e lixo orgânico e que “visa proteger o meio ambiente combatendo a desflorestação". Neste momento, o ElÃsio utiliza um forno construido por ele próprio que só lhe permite utilizar a casca de coco para a carbonização em pequenas quantidades. Um forno semi industrial propÃcio permitirá maximizar a carbonização e assim aumentar a produção em grande escala, reduzindo o preço do produto e tornando o Carvão Ecológico disponÃvel para grande parte da população de São Tomé.
Estamos a criar carvão ecológico a preços acessíveis para que todos possam usá-lo. O meio ambiente irá agradecer no futuro!